A ORIGEM, projeto Corpo-Paisagem, Paisagem-Corpo
série de 8 desenhos, 2019
Caran D’ache Supracolor Soft sobre papel vegetal sobre molde de roupas
57 x 90 cm (cada)
Pinto paisagens, recortes da arquitetura urbana por onde ando. Minha pesquisa é um desdobramento das minhas andanças através da fotografia, arquitetura e pintura. Trabalho o deslocamento do olhar e a transformação do espaço através da cor.
Mas dois acontecimentos mudaram o rumo do meu trabalho, a pandemia e o fechamento inevitável do meu ateliê. O fazer como antes já não era mais possível. Comecei então a buscar desdobramentos da pintura, a desenhar sobre papel vegetal sobre moldes de roupas, resgatando memórias antigas do universo da moda que fazem parte da minha trajetória.
Em tempos de isolamento social, eu me dei conta do "CAOS" que o molde de roupas apresenta, com todas aquelas linhas sobrepostas, números, letras, cores, direções, percursos, caminhos...que eu tento por uma ordem - reconciliar, reintegrar, transformar...mas ao mesmo tempo, percebo que não sigo os caminhos propostos pelo molde, pego atalhos, transgrido, crio novos percursos através da cor.
Essa obra deu início ao projeto Corpo-Paisagem, Paisagem-Corpo (em andamento desde 2019).
O molde se torna imagem, uso a sobreposição de linhas para desenhar formas, buscar imagens dentro de imagens, e uma espécie de sopa cromática surge - o início de tudo, o início da criação.
SEM TÍTULO, projeto Corpo-Paisagem, Paisagem-Corpo
díptico, 2021
acrílica sobre tela
56,5 x 42 x 2 cm | 62,5 x 43,5 x 2 cm
Composição pictórica feita a partir de recortes de moldes de roupas de diferentes partes, independente do tipo de vestimenta, no tamanho exato do manequim.
Essas partes que originalmente não construiriam uma roupa vestível, buscam uma combinação harmônica e equilibrada.
A NOVA PAISAGEM, projeto Corpo-Paisagem, Paisagem-Corpo
políptico, 2022-2023
acrílica sobre 48 mini telas de 12 x 9 cm/cada
48 x 108 cm (aprox)
PA
Composição cromática desenvolvida a partir de 48 mini pinturas de recortes de moldes de roupas que no conjunto formam a paisagem.
Tudo é paisagem aos nossos olhos, uma representação do mundo, do real ou de um ideal.
A obra permite montagens diversas – um mapa, uma janela, um rio, um caminho...a paisagem muda, nosso corpo muda com o passar do tempo, a nossa visão de mundo muda, nós mudamos o tempo todo...tudo está em constante movimento.
SEM TÍTULO, série de 10 desenhos
projeto Corpo-Paisagem, Paisagem-Corpo , 2023
Caran D’ache Supracolor Soft sobre Canson 300g
desenho 22 x 34 cm (cada) | papel 29,7 x 42 cm
projeto Corpo-Paisagem, Paisagem-Corpo (em andamento desde 2019)
Caran D’ache Supracolor Soft sobre papel algodão Hahnemuhle 300g Fina
56 x 76 cm (sem moldura
Nessa série de desenhos inicio a partir do nada, do vazio, da não existência, a traçar um emaranhado de linhas aleatórias, teias que se tornam moldes.
Começo a buscar as formas num misto de corpo-natureza-corpo preenchendo espaços orgânicos intuitivamente até que a imagem surge como um corpo vivo em processo de criação.